Munich Re logo
Not if, but how

Explore the Munich Re Group

Get to know our Group companies, branches and subsidiaries worldwide.

O combate à corrupção e prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo diz respeito a todos nós

O risco ser vítima da corrupção ou de estar envolvido em algum esquema de lavagem de dinheiro aumenta com o tamanho de uma empresa e a crescente complexidade de suas estruturas e fluxo de trabalho. A perda financeira e as consequências podem ser devastadoras para a reputação da empresa. O Grupo Munich Re1 mitiga fortemente estes riscos com um sistema eficaz de combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

Tais crimes se manifestam de muitas formas. Embora seja difícil eliminar completamente o risco de ocorrência destes em nossa sociedade, muito pode ser feito para reduzi-los.

Uma abordagem holística no combate aos referidos crimes, bem como uma prevenção abrangente, é de importância central para o Grupo Munich Re. Por esta razão, atribuiu-se estas tarefas em nível global aos Grupos Compliance e Jurídico, o que destaca a importância do assunto e cria a base para um procedimento rigoroso em todas as empresas pertencentes ao Grupo Munich Re. O Código de Conduta do Grupo Munich Re2 e as "Diretrizes para a prevenção à corrupção3" contém requisitos mínimos a serem observados por todas as empresas, alta administração, funcionários, prestadores de serviços, parceiros e terceirizados. Um processo de coordenação com os Grupos Compliance e Legal garante o cumprimento dos requisitos necessários, mas - dependendo da situação de risco e da observância dos regulamentos locais - permite um certo grau de liberdade na concepção das medidas.

Como exemplo, destacamos localmente medidas rígidas para identificação e análise de pagamentos, oferecimentos de presentes e/ou cortesias que possam afetar direta ou indiretamente a conduta de um agente público ou colaborador. Controles estabelecidos localmente também incluem descrições explícitas para o comportamento dos funcionários. Processos e responsabilidades são claramente definidos e verificações eficazes que também monitoram o modelo de gestão, bem como treinamentos periódicos, aumentam a consciência dos funcionários de que cada indivíduo pode fazer sua contribuição para evitar operações envolvidas em atos de corrupção,  lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

A identificação e a devida diligência cadastral de todos os clientes, brokers, colaboradores e prestadores de serviços também são realizadas localmente, incluindo mas não se limitando a verificação da condição de Pessoa Politicamente Exposta, utilizando-se de ferramentas adequadas e seguindo uma diretriz de avaliação de riscos, a fim de prevenir crimes de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo. O Grupo Munich Re, através de suas políticas e manuais, define e analisa mais profundamente algumas operações específicas que, de acordo com determinados critérios, classifica com um maior ou menor grau de risco determinadas operações e/ou contrapartes.

São realizadas auditorias internas periódicas, de forma a identificar gaps que possibilitem fraudes, garantindo que os controles aplicados estão sendo eficazes em relação às operações com risco de corrupção, lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

Além do auxílio do supervisor direto, os funcionários também tem acesso a contatos nos Grupos Compliance e Jurídico no caso de identificação de operações suspeitas.

1 Todas as empresas pertencentes ao grupo econômico da Munich Re , tais como (mas não se limitando a): Munich Re do Brasil Resseguradora S.A,. e Munich Re Serviços Ltda. 2 https://www.munichre.com/en/company/about-munich-re/corporate-governance/code-of-conduct-munich-re-group.html 3 https://www.munichre.com/en/company/about-munich-re/corporate-governance/combatting-corruption.html

Portal de Denúncias de Atos Ilícitos (Whistleblowing Portal)

Os funcionários também podem recorrer à nossa ouvidoria externa ou usar o Portal eletrônico de Denúncias de Atos Ilícitos (Whistleblowing Portal4). Nossos clientes, parceiros contratuais, prestadores de serviço e outros terceiros também podem contatar diretamente a nossa ouvidoria e/ou enviar uma mensagem no Portal de Denúncias de Atos Ilícitos, inclusive em total anonimato. As mensagens trocadas através do Portal de Denúncias de Atos Ilícitos são tratadas por funcionários especialmente treinados dos Grupos Compliance e Jurídico do Grupo Munich Re, seguindo, portanto, as melhores práticas de mercado sobre o tema.

4 https://www.bkms-system.net/bkwebanon/report/clientInfo?cin=13mr17&c=-1&language=eng